O que é o Desenho de Modelação?
25-03-2010 10:37Este exercício acresce algo mais ao exercício de peso. Passe os dez primeiros minutos a fazer um desenho de peso com a barra litográfica. Adicione sobre a forma rapidamente, exactamente com o mesmo espírito do anterior, mas não deixe o desenho ficar demasiado preto no começo.
Então, ainda usando a barra de lado e não fazendo nenhuma linha, reveja todos os contornos verticais da figura. Isto é uma modificação importante. No desenho de peso você trabalhava dentro da figura, desenhando do centro para fora e não desenhava as superfícies. Agora, deve tocar, de facto, as superfícies, dirigir a barra por cima delas de cima para baixo ou de baixo para cima. Agora, como está a desenhar as superfícies, você desenhará naturalmente só aquelas que pode ver. Trabalhe à vontade e livremente com o mesmo movimento contínuo que usou no começo.
Onde a forma se aproxima ou se afasta, pressione para trás ou para dentro com a barra litográfica. Por exemplo, como a forma sobe por cima do peito e logo atrás por cima do ombro, a barra move-se levemente por cima do peito e, em seguida, pressiona fortemente para trás sobre o ombro. Você está a tentar acreditar que está a tocar o modelo e todos os seus muitos contornos. Naturalmente, tem que carregar mais longe para conseguir alcançar aqueles que parecem voltar.
Depois deve tocar com a barra todos os contornos horizontais da figura. (não tem de ser demasiado metódico nisto – logo você começará a tocar os contornos conforme sejam verticais ou horizontais). Não deve saltar de um lado da figura para o outro, simplesmente, sombreando as bordas escuras; deve mover-se exactamente através dela como se passasse a sua mão por cima dele.
O sentido do toque é a base deste exercício. Continue a estudar o modelo. Continue a olhar para lá, constantemente faça um contacto com o modelo como se pelo toque.
PRESSIONE MUITO ONDE A FORMA SE AFASTA – PRESSIONE MAIS LIGEIRAMENTE ONDE ELA SE APROXIMA. Quando você pressiona atrás, naturalmente a marca no papel fica mais escura. Quando terminar, os lugares mais escuros no seu desenho serão as partes da figura mais distantes de você embora elas possam não parecer escuros no modelo em absoluto. Os lugares mais leves serão as partes mais próximas de si. É o princípio pelo qual a forma deve ser modelada, embora pareça simples, é complicado.
A SENSAÇÃO DA MODELAÇÃO. Continue a trabalhar exactamente como se fosse um escultor a modelar o barro. Você pegou no barro e distribuiu a quantidade certa sobre as várias partes do corpo. Agora comece a formar as partes modelando com os seus dedos, pressionando o barro onde houver uma cova, empurrando para trás onde a forma se aproxima. Como você tenta entrar no mais pequeno buraco, como na cova do pescoço, você usará a ponta da barra litigráfica tal como o escultor usa o mais pequeno instrumento de modelagem. (De fato, você pode vir a usar a ponta da barra completamente, se gostar – as direcções para estes exercícios devem ser pensadas só como um ponto de partida.) Você pode, pouco a pouco, desenvolver um contacto com cada subtileza da modelação se tentar senti-lo com o seu sentido do toque. Não dê nada por certo.
Kimon Nicolaides
———
Voltar